PAISAGENS ACESSÍVEIS

ESTRUTURAS

Largo do Romal
Rua da Matemática
Jardim da Canforeira
Pátio do Castilho

WORKSHOP
Entendida como atributo essencial para a qualidade de vida de todos os cidadãos, sem distinção de qualquer natureza, a acessibilidade é garante fundamental de uma sociedade democrática e inclusiva. A utilização equitativa do espaço e a sua fruição pelo maior número de pessoas devem ser, por isso, valores integrantes do pensamento sobre a cidade e o território contemporâneos.

Partindo deste pressuposto, propõe-se a criação de um conjunto de instalações site-specific no tecido urbano de Coimbra, que possam proporcionar diferentes apropriações do espaço público, conferindo-lhe um novo, ou outro, significado.

Paisagens Acessíveis que desenham um percurso arquitectónico através da ativação de lugares menos visíveis na vivência quotidiana da cidade e uma experiência espacial à escala do objeto. 

A idealização e concretização destas instalações experimentais de caráter efémero será desenvolvida no âmbito de um workshop de autoconstrução em madeira, dirigido a estudantes de Arquitetura e Design, organizado pela Associação Há Baixa (HAB) e o Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ-FCTUC), em parceria com a Acesso Cultura. 

Esta iniciativa constitui uma oportunidade de levar a Arquitetura à cidade, num diálogo que procura diluir as fronteiras do ensino académico e privilegia a aprendizagem pelo “saber fazer”, expondo os estudantes a diferentes metodologias de aproximação à prática do projeto e à participação cívica. 

Neste confronto com o “real” são propostos quatro pontos de intervenção no centro histórico da cidade, trabalhados por quatro equipas: a Rua das Matemáticas, o Jardim da Imprensa da Universidade, o Pátio do Castilho e o Largo do Romal.

Tipologias distintas de espaço urbano que oferecem a possibilidade de sensibilizar e de refletir, através do processo criativo, sobre o ambiente construído e os desafios da integração dos princípios do design universal na materialização e adaptação do território às necessidades e direitos dos seus habitantes. 

COORDENAÇÃO

Catarina Pires
Susana Lobo

TUTORES
Alexandre Dias
Catarina Parente
David Sarmento
Diogo Rodrigues
Frederico Martinho
Pedro Brígida
Pedro Martins Carvalho
Pedro Pousada

CONSTRUÇÃO E MONTAGEM

José Neto

ORADORES CONVIDADOS

João Gomes (ESAD Matosinhos)
Mafalda Pinto (Acesso Cultura)

PRODUÇÃO
Catarina Pires
Gilberto Pereira
Susana Lobo

ORGANIZAÇÃO


APOIOS

Republica DGArtes UC UniaoFreguesias JoseNeto Noozle IU

PARCERIAS


AcessoCultura UC

DESIGN GRÁFICO

Alexandra Oliveira
João Neves

FOTOGRAFIA

Teresa Raquel Martins

VÍDEO

Zhang Qinzhe